domingo, 7 de fevereiro de 2010

Que tal testar o Mac OS/X num PC antes de comprar um computador Apple?

Olá discípulos!
Este post pretende ajudá-los na sua jornada pela instalação do seu Hackintosh multi-SO.
Eu mesmo instalei um e, fora o fato de não reconhecer a rede e o cartão de video (ao menos ainda), o Mac OSX/Leo4All está funcionando conforme esperado.
Para ajudá-los eu descreverei os passos que segui e o que funcionou para mim.

Passo 1 - escolher o hardware
Há cerca de um ano comprei um caríssimo* Sony Vaio e não via a hora do Windows 7 chegar. Isto porque esta máquina estava muito devagar para um hardware desta configuração e o Vista era uma nhaca... A primeira coisa que fiz então foi diminuir a partição do Windows Vista e instalar o Ubuntu como segundo S.O., e ele acabou sendo a opção mais veloz para trabalhar com o meu caríssimo notebook Sony Vaio . Bem, quando que o Win7 foi liberado eu já estava buscando conhecimento sobre como construir meu próprio Hackintosh e então decidi fazer um backup das minhas coisas e usar meu caríssimo Sony Vaio como cobaia.

*)Nota: Eu creio que todas as máquinas da Sony são mais caras do que merecem para a configuração apresentada. A Apple carrega bastante no preço de suas máquinas, mas ao comprar um Apple você também está comprando um estilo de vida e qualidade. Ao comprar um Sony você está comprando um computador qualquer vendido por uma marca mundial que carrega nos softwares proprietários, a ponto de torná-lo muito lento e dando esta sensação de ser muito caro. Além do mais, sua qualidade não é tão boa quando a da Apple. Por que então comprei um Sony? Bom, porque a configuração era melhor que o Apple da mesma faixa de preços e pensei que seu desempenho também seria melhor. Além disso, eu gostava da idéia de ter um Blu-Ray player sem ter que comprá-lo em separado... Grande erro!

Hardware

Notebook Sony Vaio FGN-FW270E com:

  • Processador Intel Core2 Duo P8400@2.26GHz

  • Blu-Ray/CD-DVD/RW

  • 3GB RAM

  • 320GB HD

  • Bluetooth

  • Webcam

  • Monitor wide 16,4" Full HD

  • Placa de vídeo ATI Radeon HD 3470

  • Rede sem fio Intel Wireless WiFi Link 5100AGN

  • Rede eternet Marvell 88E8055 PCI-E Gigabit

Software:
S.O. Original:

  • Windows Vista Home Premium em portugês


S.O.s que Instalei:

  • Windows 7

  • Linux Ubuntu 9.10 Karmic Koala

  • Mac OS/X Leo4All


Passo 2 - Planejando seu Hackintosh
Eu optei por ter o Ubuntu 9.10, o Windows 7 e o Leo4All (MacOsX) instalados na mesma máquina, assim poderia testar suas características num só computador e escolher qual atenderia melhor minhas necessidades.
Também defini que precisaria de mais espaço no HD para o Windows e o Mac do que para o Linux, então particionei meu HD de 320GB conforme abaixo:

  • Windows: 170GB

  • Linux: 50GB

  • Mac OS: 100GB


Passo 3 - instalando o Windows 7 e particionando o HD
É importante iniciar seu trabalho pela instalação do Windows 7 primeiro. Isto porquê ele cria duas partições: uma para restaurar o sistema e outra para o S.O. e isto pode interferir no particionamento do HD quando for instalar outros S.O.s. Na verdade esta interferência vai acontecer de qualquer modo, mas sugiro fazer assim pois lidei com isto por cinco vezes tentando ordens diferentes de instalação e, como eu disse antes, iria mostrar o que funcionou comigo...
Ao instalar o Win7 é importante selecionar a opção de instalação customizada para que você possa definir o tamanho apropriado para sua partição Windows. Terminou? Vamos para o próximo passo.

Nota: Mesmo sem ter testado eu acho que estes passos devem servir para o Windows Xp e o Vista.



Passo 4 - instalando o Leo4All
Se você não tem o DVD de instalação do Leo4All Mac OS/X então dá uma "googleada" por aí que vai achá-lo. Eu tive que fazer o download usando o uTorrent depois de encontrar algumas fontes de torrentz no Google. A bosta é que vem tudo picadinho, depois tem que descompactar e juntar numa única imagem ISO para daí poder usar sua ferramenta favorita e queimar a imagem ISO num disco DVD-R.
Para instalar o Leo4All eu sugiro que busque instruções espalhadas na Net. O melhor tutorial que achei pode ser encontrado aqui. Certifique-se de segui-lo passo a passo.


Passo 5 - instalando o Ubuntu 9.10
Se você ainda não tem o CD de instalação do Ubuntu 9.10 poderá fazer o download aqui e usar uma ferramenta qualquer para queimar a imagem ISO num disco CD-R.

Aviso: Tome cuidado. Ao instalar o Ubuntu o instalador tentará usar todo o disco. Você terá que escolher a opção que permite o particionamento do disco para poder escolher a partição onde quer instalá-lo.

A tabela de partições do meu disco ficou assim:

/dev/sda1        1      13      102400  7 HPFS ou NTFS
/dev/sda2 13 6328 50725888 83 Linux
/dev/sda3 6329 18486 97659135 af HFS / HFS+
/dev/sda4 * 18487 38914 164080640 7 HPFS ou NTFS

Onde:

  • /dev/sda1 é a partição que o Win7 criou para recuperação
  • /dev/sda2 é a partição do Linux (Ubuntu)
  • /dev/sda3 é a partição do MAC OS/X (Leo4All)
  • /dev/sda4 é a partição de boot do Win7 e a única partição ativa

Como você pode notar a ordem das partições não coincide com a ordem das instalações. Isto ocorre após a instalação do Ubuntu e parece ter algo a ver com o Grub . Eu não sei porque isto acontece e nem me preocupei muito em sabê-lo.
Sugiro esta ordem de instalação porque ter todos os outros S.O.s instalados antes de instalar o Linux vai permitir ao Grub 2 (o gerenciador de boot do Ubuntu 9.10) reconhecer os S.O.s instalados no disco e configurar um aquivo grub.cfg para você. Isto vai lhe economizar algum tempo e chateação, especialmente se você não estiver tão familiarizado com os comandos do Grub 2, que é justamente o meu caso.


Passo 6 - configurando o Grub 2

Agora é hora de fazer o download do boot_v8, copiá-lo para o /boot e editar o /boot/grub/grub.cfg para podermos fazer nossos ajustes e habilitar multi-boot de Windows7, Mac OS e Linux. Você poderá encontrar o boot_v8 aqui.
Depois do download, descompactação e extração, copie o arquivo boot_v8 para o diretório /boot.
Desnecessário dizer que você tem que ser superusuário (root) para poder ajustar toda esta bagunça, certo? (Ah, então era por isto que eu estava recebendo erros!). A melhor maneira de fazê-lo é abrir um Terminal e digitar sudo -i para daí ter acesso ao Bash como root.
Agora, no prompt do Bash (#) digite:

# cd /boot/grub
# cp grub.cfg /root/grub.cfg_original_backup

Os comandos acima farão uma cópia do seu arquivo grub.cfg original e então poderemos iniciar a edição de um arquivo 40_custom para conter as personalizações que quisermos. Digite:

# cd /etc/grub.d
# vi 40_custom

Aperte Shift+G para ir ao fim do arquivo e então aperte a tecla "o" para adicionar uma linha e entrar no modo de inserção. Então digite:

menuentry "Meu Hackintosh MAC OS/X boot_v8 em /dev/sda3" {
multiboot (hd0,2)/boot/boot_v8
module (hd0,2)/boot/grub/hfsplus.mod
parttool (hd0,1) boot-
parttool (hd0,2) boot-
parttool (hd0,3) boot+
parttool (hd0,4) boot-
}

Atenção: Um erro muito comum que as pessoas cometem é apontar o número da partição (hd0, n) para o número da partição MAC OS nas duas primeiras linhas do bloco menuentry acima. Você está lidando com arquivos armazenados no Linux, numa partição Linux, portanto este tem que ser o número da sua partição Linux. O lugar correto para colocar o número da partição MAC OS é na linha do comando parttool terminando com boot+ no bloco menuentry do MAC OS/X. Outro erro comum é deixar mais de uma partição ativa. Bom, nem o Win7 nem o Darwin (gerenciador de boot do Mac OS) conseguem lidar com mais de uma partição ativa (isto deve ter algo a ver com a personalidade egoísta do Gates e do Jobs, eu acho). Certifique-se de usar o fdisk para deixar apenas uma partição ativa (eu deixei a minha sendo a do Win7). É uma boa prática inativar todas as partições inserindo uma linha para cada conforme abaixo. Verifique que cada uma delas termina com um - (menos) a não ser a desejada, que deve terminar com um + (mais). Se você quiser economizar tempo tentando descobrir porquê seu Windows não inicializa direito, então adicione estas linhas ao seu arquivo 40_custom também:

menuentry "Meu Windows 7 em /dev/sda4" {
saved_entry=${chosen}
save_env saved_entry
insmod ntfs
set root=(hd0,4)
search --no-floppy --fs-uuid --set 6e02ab2702aaf2ef
parttool (hd0,1) boot-
parttool (hd0,2) boot-
parttool (hd0,3) boot-
parttool (hd0,4) boot+
chainloader +1
}

Nota: Recomendo fortemente que você já adicione as duas entradas no mesmo arquivo 40_custom. Isto fará com que o Grub exiba entradas duplicadas na tela de arranque mas você poderá facilmente removê-las comentando (você sabe: editando o arquivo /boot/grub/grub.cfg como root e inserindo um "#" na frente de cada entrada indesejada. Tenha o cuidado de comentar o bloco todo do menuentry até seu "}" correspondente. Para salvar e sair, pressione ESC:wq! seguido da tecla ENTER, se estiver usando o vi).

Agora você deve ter um arquivo 40_custom muito parecido com este:

#!/bin/sh
exec tail -n +3 $0
# This file provides an easy way to add custom menu entries. Simply type the
# menu entries you want to add after this comment. Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.
menuentry "Meu Hackintosh MAC OS/X boot_v8 em /dev/sda3" {
multiboot (hd0,2)/boot/boot_v8
module (hd0,2)/boot/grub/hfsplus.mod
parttool (hd0,1) boot-
parttool (hd0,2) boot-
parttool (hd0,3) boot+
parttool (hd0,4) boot-
}

menuentry "Meu Windows 7 em /dev/sda4" {
saved_entry=${chosen}
save_env saved_entry
insmod ntfs
set root=(hd0,4)
search --no-floppy --fs-uuid --set 6e02ab2702aaf2ef
parttool (hd0,1) boot-
parttool (hd0,2) boot-
parttool (hd0,3) boot-
parttool (hd0,4) boot+
chainloader +1
}

Pressione ESC:wq! para salvar e sair do vi. De volta ao prompt do Bash digite:

# grub-install /dev/sda
# sync
# reboot

e uma vez que a tela do Grub apareça você poderá escolher seu sistema operacional e aproveitar seu novíssimo computador multi-boot e multi-SO.
Aviso: alguns usuários experimentaram erros tipo partição Win7 não encontrada após instalar o Ubuntu ou vice-versa. Isto pode ser resolvido facilmente pela reinstalação do Win7 ou carregando pelo CD de instalação do Ubuntu e seguindo as instruções encontradas aqui.

Divirtam-se!

Mestre Lord Vulture

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Links úteis

Recovering Ubuntu After Installing Windows

Install Leopard - Leo4Allv3

Take a Mint after your Apple

Download do arquivo boot_v8


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Screenshots

Tela do Grub 2 mostrando todos os S.O.s disponíveis no meu Sony Vaio. Note que, apesar da versão marcar 1.97, na prática trata-se já do beta do Grub 2:


Tela do Windows 7 no mesmo Sony Vaio:


Tela do Ubuntu no Sony Vaio:


Tela do Mac OS/X (Leo4All) no Sony Vaio. Só não funciona (ainda) a rede e a placa de alta resolução do vídeo:

Nenhum comentário: